19/06/20 | 18:00
Como estimular inovação nas empresas

A inovação está associada à evolução de algo e exige criatividade. Empresas que não inovam perdem significativamente a competitividade, não se adaptam a uma nova realidade e acabam ficando para trás. Para alcançar a inovação é essencial desenvolver autorresponsabilidade, ter coragem de arriscar e focar no seu propósito.

A inovação não está associada apenas com tecnologia, mas em tudo que pensamos, buscamos e agimos. É evoluindo os seus processos, cultura, resultados e produtos que você gerará inovações.

A Inovação sempre foi, e agora mais do que nunca, um mindset necessário para a melhoria dos profissionais, das equipes e, consequentemente, empresas. Está diretamente associada à evolução de algo, gerada principalmente por meio de ideias genuínas correlacionadas com a criatividade ou necessidade.

Inovar é você sair da normalidade, deixar de ser mediano perante ao mercado, ter coragem de arriscar e ter a clareza de que pode dar errado, se der, tudo bem, pelo menos ficará a lição aprendida e, assim, buscará a solução por outro caminho.

Com o advindo da pandemia gerada pelo Covid-19, a simplicidade e o sair da zona de conforto foram acionados na potência máxima com um impactante sinal de alerta. Há uns anos, as mudanças já estavam acontecendo com uma velocidade nunca vista na humanidade, onde o que era inovador em um determinado ano já era obsoleto no ano seguinte.

Uma das consequências do pós-pandemia, será o surgimento de um “novo normal”, no qual se destacará quem utilizar mais ainda a criatividade na sua rotina, com empatia, e agir rápido.

A sensação de “ultrapassado” ficará mais curta ainda. Logo, a inovação terá que fazer parte do seu negócio como fluxo de caixa, pesquisa de satisfação, contratação de profissionais, enfim, deverá fazer parte da sua rotina empreendedora e empresarial.

As empresas de sucesso não serão apenas as que tiverem ideias brilhantes, mas as que tiverem maior facilidade em criar um ambiente para que a inovação aconteça com facilidade.