21/07/20 | 15:00
Dicas de produtividade para quem deseja trabalhar como freelancer

A crescente demanda de procura por ocupações independentes como o mercado de serviços tem aquecido e tornado mais frequentes os chamados freelancers. Os freelancers são pessoas que se dedicam a trabalhar de maneira independente ou seja, prestam um serviço ou vendem um produto sem possuir um vínculo estrito a uma empresa. Existem freelancers que possuem contratos e entre eles estão os influenciadores digitais que possuem contatos com marcas para fazer promoção do nome em seus canais de mídias sociais. Mas ,ainda sim, o freelancer em essência busca flexibilidade e horário de trabalho diferenciado.

Cálculo de hora de trabalho

O cálculo da hora trabalhada torna mais claro o quanto é necessário trabalhar em determinado projeto. Assim, o tempo se torna aliado e é possível fazer escolhas mais assertivas no dia a dia. O uso de timers promove uma melhora na produtividade e faz com que o trabalho se torne mais desafiador (no sentido positivo).

Blocos de tempo

Definir exatamente o tempo investido em cada tarefa ou mesmo compromisso com cliente faz com que seja quase impossível procrastinar. A procrastinação geralmente acontece devido a dificuldade de visualizar o porque das tarefas executadas. É importante criar mecanismos que se adaptem ao estilo de vida de cada um para combatê-la.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho deve ser adequado ao que se espera em resultados. Dessa maneira, luminosidade, organização e limpeza da mesa e escritório tornam a vida de freelancer mais agradável.

Limpeza e organização

A organização também é um fator essencial para quem precisa manter a consistência. Caso o trabalho seja muito amplo ou difícil pode ser feita uma quebra em etapas, à maneira mais adequada a atender às necessidades do cliente.

Disciplina

A disciplina é um fator importante. Para manter o ritmo de trabalho é recomendado fazer pequenos blocos de tempo de trabalho e pequenos blocos de tempo para intervalos.

Uma técnica muito conhecida é a Técnica Pomodoro que se baseia em 25 minutos de trabalho focado e 5 minutos de intervalo. A cada 4 pomodoros executados o intervalo aumenta para 10 minutos e assim sucessivamente.

Além dessas dicas é bom manter os olhos abertos na mídia e principalmente redes sociais em onde há diversas inspirações e oportunidades de novos clientes surgindo. Quem deseja se tornar dono de um negócio ou trabalhar independentemente precisa manter-se informado sobre tudo o que for possível.