Notícias

Servidores da Prefeitura de Manaus recebem workshop sobre tecnologia

 

 

Nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Programa Autodesk, promoveu um workshop voltado para os servidores que atuam em áreas de T.I, Engenharia, Planejamento e Projetos, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no Centro Histórico de Manaus.

O evento teve a participação das secretarias de Infraestrutura (Seminf), de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), da Educação (Semed), da Saúde (Semsa), de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O workshop contou com a participação de 76 pessoas em horários alternados. O objetivo é atender às demandas sociais da capital amazonense, tendo em vista a necessidade do nicho tecnológico da cidade, além de fomentar o processo evolutivo dos projetos desenvolvidos a partir da tecnologia.

O Presidente da Comissão Técnica Manaus Cidade 4.0 e secretário municipal da Semtepi, Radyr Júnior, no uso de suas atribuições, convocou os membros representantes da comissão e os responsáveis técnicos em manusear a solução Autodesk, para participar do evento.

“Esses workshops que estão acontecendo têm a intenção de que a prefeitura de Manaus utilize a ferramenta, já contratada, mas que ainda não é utilizada em sua totalidade. Nós precisamos fazer com que os técnicos da construção civil e os arquitetos possam utilizá-la a fim de que tenhamos diagnósticos mais precisos para fazermos simulações de trânsito, análise de nuvem, de pontos, para investimentos mais assertivos da Prefeitura, e então, implementar cidades inteligentes, inclusive investir mais em educação, saúde, infraestrutura viária, mobilidade urbana, considerando a importância da Autodesk nesse processo”, salientou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar e Defesa Civil participarão de forma online com a equipe da Autodesk, em uma outra data a ser marcada.

Programa

A solução Autodesk atua com Modelagem de Informação da Construção (BIM) que é uma metodologia reconhecida pelos benefícios diretos e indiretos associados ao ciclo de vida de ativos que abarcam edificações, equipamentos e infraestruturas civis.

É considerada um dos catalisadores das cidades inteligentes, por agregar inteligência digital ao mundo urbano e permitir seu uso para resolver problemas públicos e propiciar maior qualidade de vida para a população. A adoção da metodologia exige a elaboração de um diagnóstico para mapear os processos existentes, compreender a maturidade tecnológica das equipes, identificar pontos críticos e sugerir fluxos de trabalho para o alcance dos benefícios supracitados e essas soluções facilitam e viabilizam a implementação da metodologia na administração pública e no setor privado.

 

Notícias relacionadas