04/10/19 | 10:24
Prefeitura fecha parceria com entidades de classe para divulgação do Portal do Artesanato

Com a proposta de criar mais espaços de oportunidade para os artesãos, a Prefeitura de Manaus, por meio do departamento de Economia Solidária e Criativa da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), buscou parcerias com entidades de classe para divulgação do Portal do Artesanato.

O site foi lançado em dezembro do ano passado, durante o desfile de apresentação da coleção “Manaus feita à Mão”, onde 30 artesãos que passaram por capacitações executadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) apresentaram suas novas peças.

“A parceria firmada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, é bastante positiva e inovadora, pois além de ampliar a divulgação dos trabalhos dos artesãos, não vai se limitar apenas aos médicos, dentistas, advogados. Os clientes desses profissionais liberais também poderão conferir os produtos, podendo entrar em contato com os artesãos e efetuar a aquisição das peças que lhes interessar”, destacou o diretor do departamento de Economia Solidária e Criativa da Semtepi, Virgílio Melo.

Entidades parceiras

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Amazonas, por exemplo, vai contribuir com a divulgação, levando exemplares da 5ª edição do “Catálogo do Artesanato”, que conta com o trabalho de mais de 100 artesãos, e do folder do projeto “Manaus feita à Mão”, para salas de espera de escritórios de advocacia e outros órgãos parceiros da entidade. “Gostei muito desta ideia. Parabéns por esta iniciativa”, disse o presidente da seccional Amazonas, Marco Aurélio Choy.

Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM), José Hugo Seffair, a parceria é uma forma inteligente e positiva de expandir o artesanato local para outros lugares. “A iniciativa da Prefeitura de Manaus, em buscar essas parcerias, é incrível. É uma sacada muito boa deixar esse material em consultórios, clínicas e afins. Os profissionais da área geralmente viajam bastante e podem carregar com eles um pouco da nossa cultura e ajudar na divulgação dos nossos artesãos”, observou.

On-line

Além do material impresso, ficou também a possibilidade de inserir um link direto para o Portal do Artesanato (https://portaldoartesanato.manaus.am.gov.br/) nos sites oficiais das entidades.

Segundo o presidente do CRM-AM, José Bernardes, a divulgação, além de difundir o artesanato manauara, movimenta a economia do município. “Por meio dessa disseminação do catálogo, do portal, além de levar nossa arte para outros lugares, ainda ajuda na renda dos artesãos”, argumentou o médico.